Pedagogia

A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.

John Dewey

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

Jean Piaget

sábado, 18 de setembro de 2010

TENDÊNCIAS LIBERAIS:



A Pedagogia Liberal é também denominada de Pedagogia Acrítica, uma vez que não questiona a implicação dos determinantes socioestruturais da educação.

A Pedagogia Liberal sustenta a idéia que a escola tem por função preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais requeridos pela Sociedade de Classes, de acordo com suas aptidões individuais.
As idéias “liberais” foram difundidas quando, no final do século XVIII, a burguesia lutava para arrancar o poder da nobreza e do clero e, para tanto, lançou mão de ideais “humanistas”, ou seja, a liberdade, a igualdade, a fraternidade.
No decorrer da luta pelo poder político e econômico, a idéia de poder baseada na posição hereditária cai por terra e, agora, o cidadão tem o direito de adquirir prestígio e enriquecer pelo “próprio mérito”. Assume-se, então, uma visão de homem e de mundo assentada sobre o indivíduo e sobre seus direitos naturais.
Inicialmente, a burguesia “liberal”, para se manter no poder, reivindica tais direitos não somente para si, mas, também, para todos os que sofriam a “opressão” da nobreza e do clero, inclusive as “camadas populares”.
Para superar a “opressão” era necessário fornecer ensino a todos a fim de vencer a “ignorância” e transformar os “súditos” em “cidadãos livres” e “esclarecidos”.
A burguesia pretendia, inicialmente, que a educação “humanizasse” todos os homens, a fim de vencer a situação imposta pela “nobreza feudal” e consolidar-se como nova classe dominante.
No entanto, a reivindicação de emancipação de todos os homens entra em contradição com a “emancipação política e econômica” de fato e, aí, a burguesia não necessita, mais, sustentar às camadas populares os mesmos direitos. Surge, assim, uma outra interpretação dos direitos humanos: não se defende mais a igualdade de fato, mas uma “igualdade legal”. Ou seja, o liberalismo passa a defender, agora, a “igualdade jurídica” para encobrir e legitimar a “desigualdade social”.
social”.
O liberalismo passa, assim, a usar os antigos ideais para justificar as novas relações sociais.
São as Tendências que visam à Reprodução e que estão a serviço da Sociedade Capitalista, ou seja, a Sociedade de Classes (a Estratificação).
O termo “Liberal” apareceu como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção que fortalece a sociedade de classes.
A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a idéia da igualdade de oportunidades (artigo 205 da Constituição Federal), não leva em conta a desigualdade de condições.

Tendência (Escola) Liberal Tradicional.
Papel da Escola TRADICIONAL – A atuação da Escola Tradicional consiste na preparação “intelectual” e “moral” dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da Escola é com a Cultura. Os problemas sociais pertencem à Sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o “mesmo” para todos os alunos, desde que se “esforcem”. Os menos capazes devem “luta” para superar suas dificuldades e “conquistar” seu lugar junto aos mais capazes.
Conteúdos de Ensino na TRADICIONAL – São os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades absolutas. Os conteúdos são separados da experiência do aluno e das realidades sociais. É criticada como “intelectualista” e “enciclopédica”.

Metodologia de Ensino na TRADICIONAL – Os Métodos baseiam-se na “exposição verbal” e na demonstração por parte do professor. A ênfase nos exercícios, na repetição de conceitos ou fórmulas na memorização visa disciplinar a mente e formar hábitos. A Metodologia Tradicional orienta-se no seguinte: tanto a exposição quanto à análise são feitas pelo professor. Os programas devem ser dados numa “progressão lógica” estabelecida pelo adulto. A aprendizagem é “receptiva” e “mecânica”.
Relação Professor-Aluno na TRADICIONAL – Predomina a autoridade do Professor que exige atitude receptiva por parte dos alunos. O Professor Transmissor transmite conteúdo na forma de verdade a ser absorvida com disciplina imposta. A orientação “clássico-humanista” é muito utilizada nas escolas religiosas ou leigas.

Representantes na TRADICIONAL – Os sociólogos do “consenso” e, principalmente, DURKHEIM (Funcionalista) e COMTE (Positivista).
Aspectos Relevantes – Na Tradicional os programas devem estar numa progressão lógica e, ainda, embora os Jesuítas tenham sido expulsos, em 1759, a Pedagogia Tradicional ainda é viva e atuante em nossas escolas. O reforço, em geral, é negativo (punições, notas baixas, apelo aos pais) e, às vezes, positivo (classificações, emulações). A Escola Tradicional, enxergando a criança como um “adulto em miniatura” entende que sua capacidade de assimilação é idêntica à do adulto, apenas menos desenvolvida

. Tendência (Escola) Liberal Renovada Progressivista.
Papel da Escola Renovada PROGRESSIVISTA - A finalidade da Escola é adequar as necessidades individuais ao meio social. A escola deve buscar a adaptação progressiva ao meio. Processo ativo de construção e reconstrução de experiências. Interação entre as estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente. O objetivo primordial da Escola Renovada Progressivista é a adequação das necessidades individuais ao meio social. Está presente, aí, a idéia piagetiana do desenvolvimento “individual” rumo ao “social”. Á Escola, então, cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se num processo ativo de construção e reconstrução do objeto.

Conteúdos de Ensino na PROGRESSIVISTA – O conhecimento resulta da ação (Didática Ativa) e os conteúdos são estabelecidos em função das experiências frente aos desafios cognitivos e situações- problemas. A idéia do pragmatismo leva à AUTO-APRENDIZAGEM. Como a escola Renovada Progressivista entende que o conhecimento resulta da ação a partir dos interesses e necessidades, os conteúdos de ensino são estabelecidos em função das experiências que o sujeito vivencia frente a desafios cognitivos e situações problemáticas. Para a Escola Renovada Progressivista é mais importante o processo de aquisição do saber do que o saber propriamente dito.
Metodologia de Ensino na PROGRESSIVISTA – Valoriza-se a idéia do “Aprender Fazendo”. O respeito às etapas do desenvolvimento do aluno ocorrem em Dewey,Montessori, Piaget, Decroly (centros de interesses) e outros. A Didática Ativa (o aluno como agente provocado) é o pressuposto básico. A Pesquisa, a Descoberta, o Método de Solução de Problemas são métodos utilizados nas Escolas Ativas.

Relação Professor-Aluno na PROGRESSIVISTA – O professor Orientador auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo da criança. Se intervém é para dar forma ao raciocínio dela. O relacionamento positivo entre professor e alunos visa instaurar a “vivência democrática” na sala de aula. Não há lugar privilegiado par o professor, ou seja, seu papel é auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo da criança. Para que se possa garantir um clima harmonioso dentro da sala de aula é indispensável um relacionamento positivo entre professores e alunos, ou seja, deverá ocorrer a “vivência democrática”.
Representantes na PROGRESSIVISTA – Dewey o representante maior fora seguido por PIAGET, MONTESSORI, DECROLY, BRUNER. O método “montessoriano”, o ensino baseado na psicologia genética de Piaget (com larga escala na educação pré-escolar) e os Centros de Interesses de Decroly são os principais representantes.
Aspectos Relevantes na PROGRESSIVISTA – Aprender para os Progressivistas é uma atividade de Descoberta que leva à AUTO-APRENDIZAGEM e o ambiente é apenas um meio estimulador. Para os Progressivistas Aprender é uma atividade de Descoberta. A prática escolar Progressivista tem aplicação reduzidíssima haja vista que se “choca” com uma prática tradicional nas escolas.
Tendência (Escola) Liberal Não-Diretiva.

Papel da Escola Renovada NÃO-DIRETIVA – Acentua-se a “Formação de Atitudes” e, para tanto, preocupa-se mais com os aspectos “psicológicos” do que com os pedagógicos. O resultado de uma boa educação compara-se ao de uma boa terapia. A busca pelo autodesenvolvimento e pela realização pessoal tornas-se mais importante que a prática do conteúdo em si.
Conteúdos de Ensino na NÃO-DIRETIVA – A ênfase que se dá ao desenvolvimento das relações de comunicação torna secundária a transmissão de conteúdos. Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis.
Metodologia de Ensino na NÃO-DIRETIVA – Os métodos usuais são dispensados. O Professor deverá facilitar o processo ajudando o aluno a se organizar e, ainda, respeitando os sentimentos de cada um sem ameaças. O professor atuará restringindo-se a ajudar o aluno a se organizar, utilizando técnicas de sensibilização onde os sentimentos de cada um possam ser expostos, sem ameaças. O objetivo do trabalho escolar se esgota nos processos de melhor relacionamento interpessoal, como condição para o crescimento pessoal.

Relação Professor-Aluno NÃO-DIRETIVA – Propõe uma educação centrada no aluno. O Professor Facilitador (especialista em Relações Humanas) busca “ausentar-se” como forma de respeito e aceitação plena do aluno.
Toda intervenção é ameaçadora e inibidora da aprendizagem. O professor será tido como “Facilitador” quando aceita a pessoa do aluno, de forma incondicional. O professor, especialista em relações humanas ao garantir o clima de relacionamento pessoal e autêntico.
Representantes na NÃO-DIRETIVA – Rogers é o expoente maior atuando mais como um psicólogo clínico que um educador. A. Neill da Escola de Summerhill, na Inglaterra é, também, colaborador.
Aspectos Relevantes na NÃO-DIRETIVA – Para a Não-Diretiva a motivação resulta do desejo de adequação pessoal na busca pela Auto-Realização. O que não estiver com o EU não estará retido nem transferido. Para os Renovados Não-Diretivos a motivação aumenta quando o sujeito desenvolve o sentimento de que é capaz de agir em termos de atingir suas metas pessoais, ou seja, desenvolve a valorização do “EU”. A Avaliação, aí, perde o sentido privilegiando-se, então, a “auto-avaliação”.

Tendência (Escola) Tecnicista.

Papel da Escola TECNICISTA – Dentro do Sistema Capitalista (um sistema social harmônico, orgânico e funcional) a Escola funciona como “modeladora” do comportamento humano. A Escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista) articulando-se com o sistema produtivo. Seu interesse imediato – produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho. E, para tanto, a Escola emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a Tecnologia Comportamental.
Conteúdos de Ensino na TECNICISTA – Os conteúdos são estabelecidos por especialistas numa seqüência lógica e psicológica. O material instrucional encontra-se sistematizado nos manuais, nos módulos de ensino, no material descartável. Será matéria de ensino apenas o que é redutível ao conhecimento observável e mensurável. Os conteúdos eliminam qualquer sinal de subjetividade.
Metodologia de Ensino na TECNICISTA – A principal tarefa do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais conseguindo, assim, o comportamento adequado pelo controle do ensino. A Tecnologia Educacional começou pela programação por passos seqüenciais empregados na Instrução Programada. O emprego da Tecnologia Educacional na Escola Pública aparece nas formas de:
a) – planejamento em moldes sistêmicos;
b) – concepção de aprendizagem como mudança de comportamento;
c) – operacionalização de objetivos e d) – uso de procedimentos científicos (Instrução Programada, Audiovisuais, Avaliação, Livros Didáticos descartáveis, etc).

Relação Professor-Aluno na TECNICISTA – As relações entre Professor e Aluno na Tecnicista são estruturadas em papéis bem definidos. O professor Modelador é apenas um “elo” de ligação entre a verdade científica e o aluno e, para tanto, deve empregar o sistema instrucional previsto. A comunicação professor-aluno tem um sentido exclusivamente técnico. O objetivo é garantir a eficácia na transmissão do conhecimento. As relações afetivas pouco importam. As relações entre

professor e alunos são estruturadas em papéis bem definidos. Ambos são expectadores frente à verdade objetiva. A comunicação professor-aluno tem um sentido exclusivamente técnicos, que é o de garantir a eficácia na transmissão do conhecimento.
Representantes na TECNICISTA – Skinner, Comportamentalista, é o principal representante, seguido de Bloom (domínios), Gagné (Aprendizagem Hierarquizada) e, Mager (Objetivos Operacionais).
Aspectos Relevantes na TECNICISTA – A influência Tecnicista (além dos embriões do SENAI e SENAC na década de 40) remonta à 2ª metade dos anos 50 quando do PABAAE (Programa Americano Brasileiro de Auxílio ao Ensino Elementar – Convênio assinado MEC/UsAID). Foi introduzida no final dos anos 60, no Brasil, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar. O ensino é um processo de condicionamento através do uso de reforçamento das respostas. Os “marcos” do Tecnicismo brasileiro, a partir do objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar, são: a Lei 4.024, de 1961 (marco inicial) e Lei 5.692, de 1971, (o “auge” do tecnicismo, no Brasil), que reorganizaram o ensino superior e o ensino de 1º e 2º graus. A aplicação da metodologia tecnicista (planejamento, livros didáticos programados, procedimentos de avaliação, etc) não configura, necessariamente, uma postura tecnicista do professor e, sim, uma postura “eclética”, ou seja, em torno de princípios pedagógicos assentados nas pedagogias “tradicional” e “tecnicista”.

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