CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS:
É possível dividir a história das lutas em favor da Escola Pública em quatro fases, a saber:
A primeira foi o conflito entre católicos e liberais-escolanovistas, ocorrido no período que vai de 1931 a 1937, sobre as linhas que deveria assumir a política nacional de educação.
A segunda gira em torno do conflito entre “escola pública” e “escola particular” e vai de 1948 a 1961, culminando com a aprovação (sanção) da Lei 4.024, 1ª LDB.
A terceira corresponde ao surgimento dos “movimentos de educação popular” que vai de 1960 a 1964 (Paulo Freire).
E, finalmente, a quarta que é o momento iniciado em 1980, caracterizado pela mobilização da sociedade em torno da “universalização” e “democratização” da escola. O marco expressivo dessa quarta fase de luta pela Escola Pública foi a fundação da ANDE – Associação Nacional de Educação, em 1979. A ênfase desse movimento, na década de 80, recai sobre o papel da escola enquanto determinada historicamente, mas, também, enquanto campo de luta para a eliminação das contradições sociais.
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